Rádio FM

O rádio FM surgiu em 1933, descoberto por Edwin Howard Armstrong que demonstrou o novo sistema aos executivos da Rádio Corporation of America.

No Brasil o FM começou através de uma ação pioneira de Anna Khoury, que fundou a primeira emissora chamada Rádio Imprensa em 1955, numa época onde a Frequência Modulada era usada somente para ligar o estúdio ao transmissor de rádio.

Anna não era dona somente da Imprensa FM mas também da Rádio Eldorado AM, que teve a sua concessão repassada para outros grupos anos depois, ficando apenas com a FM.

Como no país não haviam receptores de rádios FM, ela se viu obrigada a criar a primeira fábrica de aparelhos de FM. Esses eram alugados à ambientes de trabalho, surgindo assim a rádio de música ambiente, ideia que rapidamente fez sucesso. A Rádio Imprensa na época tocava músicas sem locução.

Até 1976 a emissora de Anna Khoury foi única a transmitir em FM, a partir de então as emissoras dessa frequência iniciaram um período de ascensão com o surgimento de estações nos mais diversos segmentos musicais - sim até aquela época não existiam emissoras jornalísticas por exemplo.
Em 1 de maio de 1977 surgia no Rio de Janeiro a rádio que revolucionou o veículo de comunicação se tornando em pouco tempo líder absoluta de audiência, era a Rádio Cidade operando em 102,9 MHz. Em 1980 surgiria a filial paulistana em 96,9 MHz.

Daí rádios como Transamérica, Jovem Pan 2, entre muitas copiaram o estilo da Cidade, e outras seguiram seu próprio estilo e gênero musical.

Durante toda a década de 1980 o FM dominou, diminuindo a popularidade do AM.
Na década de 1990, a rádio CBN foi a primeira a transmitir a mesma programação do AM em FM, dando início ao segmento jornalístico nesta faixa de frequência.

Nos anos 2000 surgiram mais rádios só notícias, como a Bandeirantes retransmitindo a mesma programação da frequência AM rádios musicais como a Transamérica e 105 passaram a transmitir partidas de futebol.

Hoje mais de 50% da audiência do rádio em geral pertence as emissoras FM, mesmo com a ampliação do conteúdo apresentado nessa frequência as rádios musicais detém maior público e faturamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário