domingo, 10 de julho de 2016

O Amarelinho do SBT

Nos anos 1990 o esporte tinha muito espaço dentro da programação do SBT, eventos como as Copas do Mundo, Copa do Brasil, Torneio Rio São Paulo, Fórmula Indy, Fórmula Mundial e Olimpíadas foram transmitidos. A equipe responsável pelas transmissões contava também com o boneco Amarelinho, uma simpática bolinha com pernas, braços e um boné que aparecia sempre quando seleção ou algum esportista brasileiro entrava em campo.


O Famoso Amarelinho e quase SBTão

O mascote obra do departamento de criação visual da emissora foi uma ideia de Ângelo Ribeiro conhecido pelo apelido de "Macarrão" e surgiu pela primeira vez durante a Copa da Itália em 1990, o desenho do Amarelinho ficou sobre a responsabilidade do ilustrador Iastake Fassimoto.

O primeiro desenho do Amarelinho
   
Os pais da "criança", ou melhor, do personagem
O personagem era um torcedor fanático do Brasil, no jogos de futebol em que a Seleção Brasileira participava ele pulava de alegria num gol, ficava com raiva quando o juiz não marcava pênalti a nosso favor e suspirava de alivio quando a bola do adversário não entrava na nossa rede.

Dar movimentos ao mascote não era coisa simples, o primeiro passo era fazer um rascunho desses movimentos, se fossem aprovados eram passados a limpo, depois uma câmera captava a imagem do desenho e mandava para um computador dando vida ao mascote, após a cena ser criada ela era gravada numa fita e inserida num momento oportuno.

Além de aparecer nas transmissões o Amarelinho dava as caras em vinhetas especiais, clipes com jingles e até em anúncios de jornais como esse que você vê aqui embaixo, sobre as eliminatórias da Copa do Mundo 1994:

Anúncio publicado no jornal Folha de São Paulo em 23 de julho de 1993

O bonequinho caiu no gosto do público, principalmente das crianças que faziam desenhos do personagem. Ele acabou ganhando outros parceiros formando a Família Amarelinho.


Os membros da Família Amarelinho
Por pouco, muito pouco que o mascote ganhou o nome de SBTão, os funcionários não se acostumavam com o nome em homenagem à emissora, sempre que iam colocá-lo no ar falavam: "Me dá a fita do boneco Amarelinho pra botar no ar... me passa a fita do Amarelinho" e o apelido pegou.
A última vez que o Amarelinho apareceu foi na Copa da França em 1998, por coincidência a última Copa do Mundo transmitida pelo SBT, ainda hoje o simpático boneco é lembrado pelos telespectadores.

Relembre o Amarelinho em ação:

Aqui o Amarelinho na final da Copa do Mundo de 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário