domingo, 10 de julho de 2016

Chaves já ganhou da Copa do Mundo na audiência

Chaves vai ter mais espaço mais espaço na programação do SBT com início da Copa do Mundo no próximo dia 12, a emissora pretende tirar a reprise do humorístico "Meu Cunhado", dentro do Quem Não Viu Vai Ver, até aí nada demais, porém você sabia que o inoxidável Chaves já derrotou a Copa do Mundo no Ibope?

Roberto Gómez Bolaños interpretando Chaves
Isso aconteceu em 1990, quando o mundial estava sendo disputado na Itália, mas antes da gente chegar lá, vamos saber um pouco mais sobre o seriado.

Chaves é uma criação de Roberto Gómez Bolaños, famoso redator e ator mexicano, os programas que escreveu para o Rádio e TV de seu país alcançaram muitas vezes a liderança em audiência e o carinho do público. Em 1972, Bolaños cria uma esquete para o programa Chespirito - apelido do redator, diminutivo de Shakespeare, dado o talento dele para escrever -, onde o protagonista era um menino órfão e pobre que morava num barril e convivia com outras pessoas num cortiço, esse garoto era El Chavo Del Ocho, Chavo é menino na gíria do México, o Ocho (oito) era uma referência ao canal 8 mexicano onde o programa de Chespirito era exibido.

Em 1984, o SBT em três anos de existência já completados estreia o Chavo Del Ocho, segundo conta a história no dia 24 de agosto, dando a ele o nome de Chaves, dentro do TV Pow! um programa de games por telefone que era exibido à tarde. Nesse período ele era exibido às segundas, quartas e sextas, revezando com o Chapolin que ia ao ar às terças, quintas e sábados.


Abertura de 1993
O seriado assim como as novelas mexicanas exibidas até hoje pela emissora de Silvio Santos, chegaram na Vila Guilherme - bairro da Grande São Paulo, onde o canal manteve seus estúdios durante 15 anos -, por meio do jornalista Augusto Mazargão, brasileiro e criador do Festival Internacional da Canção nos anos 1960 que começou na TV Rio e foi posteriormente para a Rede Globo. Ele durante anos exerceu cargo executivo dentro da Televisa, em 1982 chegou até Silvio oferecendo a novela Os Ricos Também Choram de 1979, o primeiro folhetim importado exibido no Brasil, também por intermédio dele o SBT adquiriu Chaves e Chapolin.

Chegamos a junho de 1990, nessa época o menino da vila tinha espaço na programação do canal 4 paulista e era reprisado na hora do almoço. No dia 20 acontecia a partida Brasil X Escócia, válida pela Copa do Mundo e disputada no Estádio Delle Alpi localizado em Turim na Itália, quatro emissoras brasileiras estavam fazendo a cobertura do evento Globo, Manchete, Band e inclusive o SBT.

Confira como estava a Programação da Globo e do SBT naquele dia à tarde:
SBT
11h00 - Mariane
13h00 - Chaves
13h30 - Show Maravilha
15h30 - SBT Itália 90
16h00 - Copa 90: Brasil X Escócia
18h00 - Chaves

Globo
08h20 - Xou da Xuxa
13h00 - Jornal Hoje
13h25 - Vale a Pena Ver de Novo: Roda de Fogo
14h25 - Copa 90
15h05 - Bolão do Faustão
16h00 - Copa 90: Brasil X Escócia

Nesse dia Chaves estava programado para entrar na grade da emissora à 13h, no mesmo horário a Globo estava exibindo o Jornal Hoje e dedicando o noticiário ao jogo que iria acontecer as 16h, exibindo o Boletim da Copa, segundo o Jornal do Brasil do dia 21 de junho à 13h20 o Ibope registra na Grande São Paulo nada mais, nada menos do que 36 pontos de audiência para Chaves contra 30 pontos do telejornal global, essa é até onde se sabe a maior audiência alcançada pelo seriado.
O menino pobre e atrapalhado depois dessa vitória, ainda deu muito trabalho para a concorrência, mas será que hoje ele conseguiria derrotar a Copa outra vez?

Relembre a abertura do Chaves



Uma das primeiras aberturas feitas pelo SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário